GOVERNANÇA

Agro+ Integridade vai aumentar a eficiência do agronegócio brasileiro, diz Temer

Com lançamento do programa, setor ganha em transparência também. Vantagens serão estendidas ao consumidor, acrescenta Temer

Agro+ Integridade vai aumentar a eficiência do agronegócio brasileiro, diz Temer
Foto: Portal Brasil
-

Lançado terça-feira (12), pelo Governo do Brasil, o programa Agro+ Integridade vai melhorar o ambiente e, ao mesmo tempo, aumentar a eficiência do agronegócio. A avaliação é do presidente da República, Michel Temer, ao discursar na cerimônia realizada no Palácio do Planalto.

Segundo Temer, o Governo do Brasil tem na eficiência, tanto do setor público quanto da iniciativa privada, uma "preocupação central". "Hoje, nós damos outro passo para aprimorar o ambiente institucional do agronegócio e para torná-lo ainda mais eficiente", disse Temer.

"[O setor da agricultura] na verdade convivia com regras antiquadas, anacrônicas, convivia com regras literalmente centenárias, como revelou o ministro [da Agricultura, Pecuária e Abastecimento] Blairo Maggi no lançamento do Agro+, no ano passado", afirmou.

Durante o discurso, Temer ressaltou a importância de todo o setor ligado à agropecuária, para a recuperação econômica do País. Ao estabelecer mecanismos de controle, todos saem ganhando. "Mais transparência dá ao setor mecanismos de controle, e reconhece e valoriza o consumidor brasileiro", disse.

Atuação conjunta

Ao discursar na cerimônia, Blairo Maggi lembrou que as medidas de governança foram adotadas após a deflagração da Operação Carne Fraca, em março. A ação apurou o envolvimento de funcionários que favoreceram frigoríficos em fiscalizações do órgão.

"Uma das lições que tiramos desse processo dentro de todo o trabalho que tivemos de mercados que fecharam de um dia para o outro (...) trouxemos instrumentos novos de gestão que esperamos que abra cada vez o mercado do Brasil e que o Brasil seja cada vez mais reconhecido pela sua agricultura e pecuária", ponderou.

Como funciona o programa

Com o programa, empresas do agronegócio que atuem de acordo com as regras vão participar de uma premiação anual denominada Selo Agro+ Integridade. O vencedor será escolhido por um comitê gestor, com o selo servindo como um comprovante de cumprimento das regras de transparência e ética. 

Ao aderirem ao programa, as empresas precisam adotar regras que combatam e previnam a fraude e a corrupção em seus diferentes níveis. Instituição de códigos de ética e conduta, treinamento a dirigentes e empregados e criação de canal de denúncias e departamento para apurar e punir más condutas estão entre as medidas previstas.

Sustentabilidade

No campo da produção e sustentabilidade, as empresas precisarão obter um certificado de nada consta emitido pelo Ibama, comprovar que têm nome limpo em crimes ambientais e adotar o programa de baixa emissão de carbono por meio do Programa ABC (Agricultura de Baixo Carbono).

Assim, as companhias e associações interessadas em conquistar o Selo Agro+ Integridade ao final do ano que vem deverão aderir às diretrizes propostas por meio da página do programa. O regulamento completo estará disponível até o final deste ano, e a premiação do selo será feita ao fim de 2018.

Mesmo que a empresa não ganhe o selo, ela terá o nome divulgado na pagina do Mapa na Internet junto às outras participantes. Com o programa, toda a cadeia produtiva ligada à agropecuária ganha em qualidade e segurança.


publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade


EDITORIAS
Logo Adjori BR rodapé.fw.png

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS DO INTERIOR DO BRASIL

SRTVS Quadra 701, Conjunto E - Bloco 01, nº 12, sala 209 - Brasília - DF  |  (061) 3964-1647  |  CEP 70340-902

brasilia@adjoribrasil.org.br  |  presidencia@adjoribrasil.org.br  |  editorial@adjoribrasil.org.br